Seleccionar página

[ad_1]

Caros amigos e colegas

 

Como já é do vosso conhecimento, desde o inicio de Maio que deixei de ser a coordenadora do Programa Nacional de Oftalmologia.

Só agora vos escrevo sobre o assunto, porque achei que deveria aguardar que o  Ministerio da Saúde o anunciasse oficialmente.

Na verdade já há muito tempo que vinha pedindo que a direccão do Programa fosse entregue a alguém com mais disponibilidade de tempo.

Quando me formei como especialista em Oftalmologia ( fui a 1a oftalmologista a formar-se após a Independencia de Mocambique), fui convidada pela Help Age a frequentar o Curso de Community Eye Health em Londres. Esse curso ajudou-me muito a perceber a importancia da luta e prevencão da cegueira , e quando regressei, em 1990, falei com os responsaveis do Ministerio da Saúde e criamos o Programa que primeiro se chamou Programa de Prevencão da Cegueira. Nessa altura o numero de Oftalmologistas em Mocambique era muito reduzido, mocambicanos eramos só 2, a dra Lisete e eu, e estranjeiros também muito poucos e não havia nenhuma ONG a trabalhar na area de Oftalmologia.

Comecamos a pouco e pouco,quer os contactos e colaboracão com ONGs, iniciamos com Help Age, Fundacão calouste Gulbenkian depois CBM, etc., com a OMS,  quer a formacão de tecnicos de Oftalmologia,  a formacão de Oftalmologistas ( a 1a candidata, Dra Florinda Costa, infelismente faleceu). 

E o Programa foi crescendo, mais tecnicos se formaram, mais medicos, mais ONGs parceiras, e hoje a «familia»da Oftalmologia  e a actividade é já  grande.

O meu trabalho como coordenadora foi sempre uma actividade voluntaria, que acumulei com a direccão do servico de Oftalmologia do HCM, com o ensino de estudantes da universidade, de estudantes do Instituto de Ciencias de Saúde, com a formacão de medicos oftalmologistas, e com a actividade clinica.

Hoje já temos no País 10 oftalmologistas mocambicanos e 13 em formacão.

Se por um lado se tornou para mim cada vez mais dificil dedicar o tempo necessario ao Program, que cada vez requer mais tempo,  já temos mais oftalmologistas  e não se justificava que todas as tarefas tivessem que continuar a ser realizadas por mim. Eu já não tenho a juventude e energia que tinha em 1990, e como alguns de vós saberão, em 2010 a minha saúde foi abalada por um cancer, que , embora agora controlado, me obriga a uma vida mais regrada .

Por todas estas razões já há cerca de 2 anos que vinha pedindo que a direccão do Programa fosse entregue a alguém com mais disponibilidade que eu

Quero agradecer a todos vós o apoio e colaboracão que sempre me deram, e pedir-vos que continuem a faze-lo com a dra Mariamo. 

Eu continuarei disponivel para dar toda a minha colaboracão  no Programa. 

A todos vós endereco os meus agradecimentos.

Os meus cumprimentos.

Yolanda Zambujo

[ad_2]

Suscribete a Nuesto Boletín

Recibiras toda la información referente a los Proyectos Pendientes, Próximos Proyectos, Campañas pasadas y mucho más...

   
Acepto la política de privacidad

Enhorabuena, su suscripción a sido exitosa.